A depressão Garoe está a afetar Portugal, levando a que 16 distritos do continente, bem como os arquipélagos da Madeira e Açores, estejam sob aviso laranja e amarelo até quarta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a previsão de chuvas intensas e agitação marítima significativa.
A partir de domingo, a depressão Garoe, que já impactava os Açores e a Madeira, começou a afetar o continente. Esperam-se chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas e granizo, com a maioria dos distritos em alerta.
Os distritos de Faro e Beja estão sob aviso laranja devido à previsão de chuvas intensas e trovoadas, com possibilidade de granizo, entre as 09:00 e as 15:00 de hoje. Após esse período, o aviso muda para amarelo até às 06:00 de quarta-feira.
Além disso, Faro e Beja enfrentarão agitação marítima forte, com aviso laranja entre a meia-noite e as 09:00 de quarta-feira. O IPMA também emitiu avisos amarelos para os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria, devido à previsão de agitação marítima.
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo por causa de chuvas intensas e trovoadas, com a vigência do aviso até às 06:00 de quarta-feira. Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre também estão em alerta amarelo.
Na Madeira, as costas norte e sul, assim como o Porto Santo, estão sob aviso laranja devido à agitação marítima, que se estenderá até às 18:00 de terça-feira. As regiões montanhosas da Madeira também enfrentam avisos por chuvas intensas.
Nos Açores, todas as ilhas estão sob aviso laranja e amarelo devido aos efeitos da depressão Garoe. As ilhas do grupo Ocidental, Flores e Corvo, estão em alerta laranja por causa do vento e agitação marítima.
O IPMA recomenda que a população esteja atenta às atualizações meteorológicas e tome precauções necessárias para garantir a segurança durante este período de condições climáticas adversas.